O dia 11 de julho de 1899 entrou para a história da indústria automotiva. Nesta data, no Palazzo Bricherasio, em Turim, foi fundada a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino, posteriormente simplificada para Fabbrica Italiana Automobili Torino – e conhecida por todos por seu acrônimo: FIAT. A marca expandiu para além das fronteiras italianas e se tornou uma das maiores do setor automotivo no mundo. Hoje, a Fiat celebra 125 anos de história e tradição, marcados por inovação, pioneirismo e carros memoráveis.
Do primeiro carro, o 4 HP, passando por ícones como o S61, S76, Topolino, Nuovo 500, 600, 127, 147, Panda, Uno, Tempra, Tipo, Palio, entre tantos outros, até chegar na gama atual, a Fiat construiu uma trajetória de sucesso baseada na inovação, acessibilidade e design. Cada um desses modelos marcou uma era distinta e contribuiu para a consolidação da marca no mercado global. Vale ressaltar que a Fiat é uma das marcas automotivas em operação há mais tempo no mundo. Só no Brasil, já produziu mais de 18 milhões de veículos e ao longo dos anos, estabelecendo fortes vínculos no país, construindo o que hoje é umas das maiores redes de concessionários, mais de 500, espalhados por todo território nacional e consolidando-se como líder do mercado há 3 anos consecutivos.
"Ao longo de sua trajetória, a Fiat protagonizou momentos decisivos que moldaram a indústria automotiva. Mais do que desenvolver carros, construiu sonhos e oportunidades. Completar 125 anos é um feito que apenas uma marca com verdadeira tradição pode alcançar. Vale destacar que a América Latina é um importante capítulo nessa trajetória, com a Argentina e seus mais de 100 anos de história, e o Brasil desempenhando um papel essencial como um dos principais mercados da Fiat, onde foram desenvolvidos e produzidos diferentes modelos icônicos que fazem parte da vida de milhões de latino-americanos", destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
No ano de sua criação, a marca começou a fabricar o 4 HP, também conhecido como 3,5 CV. No início do século XX, aproveitando a febre da velocidade que se espalhava pelo mundo, surgiu o Fiat S61, um carro de corrida de dois lugares, em um cenário de intensa emoção esportiva, assim como o S76, conhecido como a “Besta de Turim”, com seu incrível motor de 28,5 litros. Nas décadas seguintes, modelos como o Topolino, o Fiat 500 e o Fiat 600 se tornaram ícones de design e democratizaram o acesso ao automóvel na Europa.
Em paralelo, em 1903, a Fiat atravessou as fronteiras do continente europeu e chegou à América, escolhendo a Argentina como primeiro destino de internacionalização. Com a visão de expandir a marca além da Europa, essa decisão estratégica abriu caminho para que a Fiat se tornasse uma referência na indústria automotiva argentina. No início, vendia modelos importados da Itália, e algumas décadas depois, a marca começou a investir na industrialização no país.
Tanto é que a marca construiu uma planta em Caseros dedicada à produção de automóveis, e em abril de 1960, saiu das linhas de montagem o Fiat 600D, o primeiro automóvel da marca fabricado na Argentina. Além de contribuir para o desenvolvimento industrial, a Fiat também foi uma escola de formação e treinamento de profissionais e técnicos, chegando a ser o principal empregador privado do país.
Na década seguinte chegou a vez da marca desembarcar no Brasil. Mais especificamente em 1973 foi celebrado um acordo de interesse entre Fiat SpA e o Governo de Minas Gerais e, em 9 de julho de 1976, era inaugurada a fábrica da Fiat Automóveis, em Betim, para a fabricação do 147.
Mezzo brasileira e meio italiana
A Fiat tem uma forte relação com o Brasil, simbolizada pelo conceito "Mezzo brasileira e meio italiana" usado em seu rebranding. Desde sua chegada ao país, a marca se integrou à cultura brasileira, trazendo diversas inovações. A Fiat foi pioneira na produção de picapes e furgões leves e lançou o primeiro carro brasileiro com computador de bordo (Prêmio), motor turbo (Uno Turbo) e airbags (Tipo). Também permitiu a compra de carros pela internet (Brava).
O primeiro carro da Fiat no Brasil foi o Fiat 147, lançado em 1979, sendo o primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo. A Fiat inovou com diferentes modelos como o Uno, que popularizou o conceito “pequeno por fora e grande por dentro” em 1984. Na década de 1990, a Fiat consolidou sua presença com lançamentos como o Uno Mille, um sucesso de vendas, e o sedã Tempra, que trouxe sofisticação e tecnologia avançada. O Fiat Palio, lançado em 1996, se tornou um modelo global de sucesso.
Nos anos 2000, a Fiat continuou evoluindo com novos modelos como Doblò, Ducato, Stilo, Idea, Punto e Linea, e iniciou a importação do icônico Fiat 500. A marca inovou com sistemas como o Adventure Locker e o câmbio Dualogic.
A década de 2010 trouxe uma explosão de novidades, com a nova geração do Uno, o primeiro SUV Freemont e a pick-up Toro. O Mobi e o hatch Argo também foram lançados, seguidos pelo sedã Cronos. Em 2020, a Fiat lançou a Nova Strada e iniciou a eletrificação com o Fiat 500e.
Em 2022, a Fiat lançou o Scudo elétrico e o SUV Coupé Fastback. Em 2023, trouxe o Novo Ducato e a Strada com motor turbo. Em 2024, a Fiat entrou no segmento de D-picapes com a Titano. Atualmente, a Fiat é líder de vendas no Brasil há 42 meses consecutivos.
Uma história latino-americana
A Fiat tem uma longa história na América Latina, começando em 1903 com a importação de veículos para a Argentina. Na década de 1920, a empresa estabeleceu seu primeiro salão de exibições em Buenos Aires e iniciou a assistência técnica para os carros italianos. Em 1960, inaugurou sua primeira fábrica em Caseros, Buenos Aires, produzindo o Fiat 600D, que se tornou icônico.
Nos anos seguintes, a Fiat expandiu-se rapidamente, abrindo outra fábrica em Córdoba em 1963 e uma unidade de carrocerias e montagem em Palomar. Durante a década de 1970, começou a exportar componentes para o Uruguai e lançou o Fiat 128, o primeiro carro com tração dianteira fabricado na Argentina.
De 1980 a 1995, a Sevel produziu e vendeu carros da Fiat, liderando o mercado argentino com modelos como Spazio, Uno e Regatta. Em 1995, a Fiat Auto investiu US$ 600 milhões na Argentina, construindo uma nova fábrica em Córdoba e retomando o controle da marca. A produção dos modelos Palio e Siena começou em 1996.
Após 2000, a Fiat modernizou suas instalações, incluindo o relançamento do complexo de Ferreyra em 2008 e a preparação para o novo Palio em 2012. Em 2017, lançou o Fiat Cronos, que rapidamente alcançou 400 mil unidades produzidas e é exportado para vários países da América Latina.